Teses de Docentes /

Autor:

NADIA HAGE FIALHO

Orientador:
Profª Dra. Nadia Hage Fialho

Salvador: EDUNEB,

UNIVERSIDADES ESTADUAIS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA BAHIA

1. Educação – Bahia. 2. Universidades – Financiamento
Autor:

ROSÂNGELA DA LUZ MATOS

Orientador:
Profª Dra. Peregrina Fátima Capelo Cavalcante (UFC)

Fortaleza,

JUVENTUDE, ARTE E POESIA: A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DO CRIA – CENTRO DE REFERÊNCIA INTEGRAL DE ADOLESCENTES

1. Centro de Referência Integral de Adolescentes 2. Arte na Educação - Salvador (BA) 3. Artes e Sociedades - Salvador (BA) 4. Educação Não-Formal - Salvador (BA) 5. Organizações Não-Governamentais - Salvador (BA)
Autor:

MARY VALDA SOUZA SALES

Orientador:
Profa. Dra. Teresinha Fróes Burnham (UFBA).

Salvador,

TESSITURAS ENTRE MEDIAÇÃO E AUTORIA NAS PRÁTICAS DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO.

1. Ensino a distância - Brasil. 2. Ensino superior - Brasil. 3. Educação - Brasil - Recursos de rede de computador. 4. Educação - Estudo e ensino. 5. Currículo. 6. Mediação.
Autor:

ANTONIO PEREIRA

Orientador:
Profª. Dra. Maria Ornélia Marques

Salvador,

OS EDUCADORES E SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA BASE EPISTEMOLÓGICA DA PEDAGOGIA SOCIAL DO PROJETO AXÉ.

1. Educação Social 2. Epistemologia 3. Representação Social
Autor:

SÉRGIO HENRIQUE DA CONCEIÇÃO

Orientador:
Profª Dra. Nadia Hage Fialho

Salvador,

EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DA BAHIA: FINANCIAMENTO, OFERTA, GESTÃO EDUCACIONAL E CONTROLESOCIAL. NO ÂMBITO DO CONSELHO ESTADUAL, FUNDEB.

1. Educação Básica - Bahia 2. Financiamento 3. FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica 4. Gestão Educacional 5. Controle Social
Autor:

JOSÉ CLÁUDIO ROCHA

Orientador:
Profª Drª Celma Borges.

Salvador,

A REINVENÇÃO SOLIDÁRIA E PARTICIPATIVA DA UNIVERSIDADE UM ESTUDO SOBRE REDES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL

1. Redes Sociais 2. Extensão universitária 3. Cidadania 4. Educação Superior
Autor:

MARCUS TÚLIO DE FREITAS PINHEIRO

Orientador:
Profª Drª Teresinha Fróes Burnham

Salvador,

O CONHECIMENTO ENQUANTO CAMPO: O ENTE COGNITIVO E A EMERGÊNCIA DE CONCEITOS.

1. Conhecimento, teoria do. 2. Cognição. 3. Aprendizagem. 4. Currículos
Autor:

JOSEMEIRE MACHADO DIAS

Orientador:
Drª. Tânia Maria Hetkowski

Salvador,

PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS PARA AVALIAÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA BASEADA NO DESENVOLVIMENTO DO KIMERA

1. Avaliação de Jogos Educacionais Digitais. 2. Jogo-simulador Kimera. 3. Procedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais. 4. Avaliação de Jogos.
Autor:

JOSÉ HUMBERTO DA SILVA

Orientador:
LILIANA R. P. SEGNINI.

Campinas/ SP,

JUVENTUDE TRABALHADORA BRASILEIRA: PERCURSOS LABORAIS, TRABALHOS PRECÁRIOS E FUTUROS (IN)CERTOS

1. Formação. 2. Trabalho. 3. Juventude
Autor:

JOCENILDES ZACARIAS SANTOS

Orientador:
Prof. Dr. Arnaud Soares de Lima Junior.

Salvador,

APRENDIZAGEM DA LECTOESCRITA DAS CRIANÇAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MOODLE

1. Educação 2. Tecnologias 3. Lectoescrita 4. Aprendizagem
Autor:

ANDRÉ RICARDO MAGALHÃES

Orientador:
Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud

São Paulo,

MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA METACOGNIÇÃO NO ESTUDO DE FUNÇÕES.

1. Ambientes Tecnológicos 2. Funções 3. Mapas Conceituais 4. Metacognição 5. Teoria das Situações Didáticas.
Autor:

EDITE MARIA DA SILVA DE FARIA

Orientador:
Prof. Dr. Antônio Dias Nascimento

Salvador,

A LUTA SOCIAL ENSINA: O DIREITO À EDUCAÇÃO NA VIDA DE MULHERES E HOMENS SISALEIROS – ASSENTAMENTO NOVA PALMARES – CONCEIÇÃO DO COITÉ – BAHIA

1. Educação de adultos – Nova Palmares (Conceição do Coité, BA). 2. Educação popular - Nova Palmares (Conceição do Coité, BA). 3. Idosos – Educação. 4. Educação popular
Autor:

ÉRICA VALERIA ALVES

Orientador:
PROFa DRa MÁRCIA REGINA FERREIRA DE BRITO

Campinas,

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS RELAÇÕES ENTRE MEMÓRIA, DESEMPENHO E OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

1. Memória, 2. Solução de Problemas, 3. Psicologia da Educação Matemática, 4. Habilidades Matemáticas.
Autor:

CARLA LIANE NASCIMENTO DOS SANTOS

Orientador:
Prof. Dra. Anete B. Leal Ivo

Salvador, BA,

SOCIABILIDADES ITINERANTES DOS TRABALHADORES AMBULANTES EM SALVADOR-BAHIA: UM PERCURSO DE “DESQUALIFICAÇÃO SOCIAL”?

1. Informalidade – Bahia. 2. Desqualificação Social – Bahia. 3. Reconhecimento – Bahia
Autor:

LÍDIA BOAVENTURA PIMENTA

Orientador:
Profª. Dra. Dora Leal Rosa

Salvador,

PROCESSO DECISÓRIO NA UNIVERSIDADE MULTICAMPI: Dinâmica dos Conselhos Superiores e Órgãos de Execução.

1. Universidades e Faculdades - Processo Decisório 2. Universidades do Estado da Bahia - Conselhos Superiores 3. Universidade do Estado da Bahia - Planejamento.
Autor:

FRANCISCA DE PAULA SANTOS DA SILVA

Orientador:
Profº. Dr. Edivaldo Machado Boaventura

Salvador,

EDUCAÇÃO SUPERIOR SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DE CURSOS DE TURISMO

1. Instituições de Ensino Superior - Gestão 2. Ensino Superior - Turismo 3. Sustentabilidade.
Autor:

MARY VALDA SOUZA SALES

Orientador:
Profa. Dra. Teresinha Fróes Burnham (UFBA

Salvador,

TESSITURAS ENTRE MEDIAÇÃO E AUTORIA NAS PRÁTICAS DE CURRÍCULO NA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

1. Ensino a distância - Brasil. 2. Ensino superior - Brasil. 3. Educação - Brasil - Recursos de rede de computador. 4. Educação - Estudo e ensino. 5. Currículo. 6. Mediação.
Autor:

LUCIANO COSTA SANTOS

Orientador:
Prof. Dr. Pergentino Stefano Pivatto

Porto Alegre,

O SUJEITO É DE SANGUE E CARNE: A SENSIBILIDADE COMO PARADIGMA ÉTICO EM EMMANUEL LEVINAS

1. Subjetividade; 2. Sensibilidade; 3. Gozo; 4. Responsabilidade; 5. Vulnerabilidade.
Autor:

GABRIELA SOUSA REGO PIMENTEL

Orientador:
Prof.ª Dra. Clélia de Freitas Capanema

Brasilia,

O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: BUSCA RECORRENTE DE IDENTIDADE E RUPTURAS CONCEITUAIS

1. Política e Educação 2. Direito à Educação 3. Ensino Médio 4. Pesquisa Histórica
Autor:

DÍDIMA MARIA DE MELLO ANDRADE

Orientador:
Prof. Dr. Arnaud Soares de Lima Júnior

Salvador,

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DO CAMPO DA LUDICIDADE NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

1. Currículo. 2. Formação do Pedagogo. 3. Ludicidade
Autor:

ALFREDO EURICO RODRIGUES MATTA

Orientador:
PROF. DR. EDIVALDO BOAVENTURA

SALVADOR -BAHIA,

PROCEDIMENTOS DE AUTORIA HIPERMÍDIA EM REDE DE COMPUTADORES, UM AMBIENTE MEDIADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA

Autor:

JANE ADRIANA VASCONCELOS PACHECO RIOS

Orientador:
Profª. Dra. Dinéa Maria Sobral Muniz

Salvador,

ENTRE A ROÇA E A CIDADE: IDENTIDADES, DISCURSOS E SABERES NA ESCOLA

1. Estudantes - Zona Rural - Serrolândia (Ba) 2. Identidade 3. Saber 4. História de Vida.
Autor:

EMANUEL DO ROSÁRIO SANTOS NONATO

Orientador:
: Prof. Dr. Alfredo Eurico R. Matta (UNEB).

Salvador/BA,

HIPERTEXTO E HIPERLEITURA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA TEORIA DO HIPERTEXTO.

1. Hipertexto; 2. Hiperleitura; 3. Grau de Hipertextualidade Potencial e Concreta; 4. Tecnologias da Informação e Comunicação.
Autor:

TÂNIA REGINA DANTAS

Orientador:
Prof. Dr. JOAN RUÉ DOMINGO

Barcelona,

PROFESSORES DE ADULTOS: Formação, narrativa autobiográfica e identidade profissional

1. Formação 2. Professores de Adultos 3. Narrativas Autobiográficas
Autor:

ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA

Orientador:
Dra. Maria Ornélia Marques

Salvador/ UFBA,

O CONHECIMENTO DE SI: NARRATIVAS DO ITINERÁRIO ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

1. Formação Inicial de Professores 2. Narrativas de Formação 3. Abordagem Autobiográfica 4. Estágio Supervisionado
Autor:

TÂNIA MARIA HETKOWSKI

Orientador:
NELSO DE LUCA PRETTO

Salvador,

POLÍTICAS PÚBLICAS: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autor:

WILSON ROBERTO DE MATTOS

Orientador:
ESTEFANIA FRAGA C KNOCS

Salvador,

NEGROS CONTRA A ORDEM ASTÚCIAS, RESISTÊNCIAS E LIBERDADES POSSÍVEIS(SALVADOR, 1850 – 1888)

1. Negros - Historia - Salvador (BA) Sec XIX 2. Negros - Condições sociais - Salvador (BA) Sec XIX. Escravidão - Condições dos escravos - Salvador (BA) Sec XIX . 4. Salvador (BA) - Relações raciais - Sec. XIX
Autor:

LUCIENE MARIA DA SILVA

Orientador:
JOSÉ LEON CROCHIK

Salvador,

A NEGAÇÃO DA DIFERENÇA:UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA ESCOLA PÚBLICA

Teoria Crítica da Sociedade, preconceito, educação inclusiva, diferenças, educação especial.